terça-feira, 28 de agosto de 2012



Mês de ajuda.

"Lembrem-se dos que estão na prisão, como se aprisionados com eles; dos que estão sendo maltratados, como se fossem vocês mesmos que o estivessem sofrendo no corpo". Hb 13.3

19 de agosto- Dia Mundial da Ajuda Humanitária 

A Assembleia Geral proclamou 19 de agosto como o Dia Mundial da Ação Humanitária, em 2008, para lembrar o bombardeio ao Hotel Canal em Bagdá, no Iraque, em 2003, que causou a morte de 22 funcionários da ONU, incluindo o principal enviado do organismo mundial para o país do Oriente Médio, o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, e deixou mais de 150 pessoas feridas.
O Dia visa homenagear aqueles que perderam suas vidas em serviços humanitários e aqueles que continuam a levar assistência e alívio para milhões de pessoas, além de chamar a atenção para as necessidades humanitárias em todo o mundo e para importância da cooperação internacional para satisfazer essas necessidades.

Beyoncé lançou o videoclip do tema «I Was Here» para assinalar o Dia Mundial da Ajuda Humanitária (para o qual foi nomeada embaixadora),

Em parceria com as Nações Unidas e com organizações de assistência, a cantora exala o trabalho humanitário e encoraja as pessoas a participarem de ações em prol dos mais necessitados. Um vídeo emocionante e tocante.

Beyoncé gravou o vídeo ao vivo em frente ao plenário da Assembleia das Nações Unidas no início de agosto, com o objetivo de levar a mensagem a um bilhão de pessoas no mundo todo.

«Todos nós vemos as manchetes de jornais e pensamos «O que é que eu posso fazer para ajudar?» O Dia Mundial humanitário é uma oportunidade para todos nós trabalharmos juntos e fazermos a diferença. Este é o momento para deixarmos a nossa marca no mundo e mostrarmos que estivemos aqui e nos preocupamos».

No videoclip, enquanto Beyoncé interpreta o tema, são projetadas imagens do planeta Terra visto do espaço e depois os locais onde a ONU esteve e ainda imagens de pessoas envolvidas na ajuda humanitária.

28 de agosto -  Dia Nacional do Voluntariado

O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no dia 28 de agosto de 1985, através da Lei Nº. 7.352, sancionada pelo então Presidente da República, José Sarney. A partir desta data, é celebrado anualmente.

O trabalho voluntário é, cada vez mais, uma via de mão dupla: não só generosidade e doação, mas também abertura a novas experiências, oportunidades de aprendizado, prazer de se sentir útil, criação de novos vínculos de pertencimento e afirmação do sentido comunitário. Tudo isso faz dessa prática uma ótima experiência.

Parabéns voluntário! Sua atitude faz a diferença!







quinta-feira, 23 de agosto de 2012







Nos dias 17, 18 e 19 de Agosto, a Marinha do Brasil mostrou que acredita no esporte como ferramenta de inclusão social. O Centro de Educação Física Adalberto Nunes – CEFAN, um dos maiores complexos esportivos do país, foi o palco da alegria, superação, coragem e valentia.
Os Jogos Nacionais de Inverno Special Olympics Brasil – Rio de Janeiro 2012 contou com a participação de aproximadamente 93 atletas de 5 estados – Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo - , 16 técnicos e 35 voluntários. Disputados nas modalidades de Hóquei sobre o Piso, Snowshoeing e Patinação de Velocidade, os Jogos Nacionais foram classificatórios para o Mundial de Inverno da Special Olympics - Coréia do Sul 2013.                                                                            
Durante cerimônia de abertura que aconteceu na manhã de sábado, conduzida pela Diretora Administrativa da SOB, Ana Paula Soares, estavam presentes o Diretor de Desenvolvimento Esportivo da Special Olympics América Latica, Christian Guiralt, o Presidente da SOB, Sr. András Dobroy, a Secretária Municipal dos Direitos da Pessoa Portadora de Deficiência de Nova Iguaçu, Daniela Marques da Silva Cardoso, o membro do conselho curador da SOB, Reginaldo Ferreira e a coordenadora nacional da Rede de Apoio às famílias, Nayne Neves. O anfitrião Almirante Ferraço, acompanhado da sua esposa Ilma Ferraço, decretou aberto os Jogos Nacionais logo após o juramento conduzido pela atleta da Bahia, Karine Oliveira (21), e da corrida da tocha que passou pelas mãos de um atleta de cada estado. “É uma grande honra para o CEFAN receber vocês que já são campeões na vida!”, disse emocionado o Almirante, que é pai do Guilherme, um jovem nadador com Síndrome de Down.     
alt                                                                                                                                                        
O atleta da equipe de hóquei de São Paulo, Vitor Sterzeck, que a toda manhã prestava continência para os militares, não escondeu a emoção de estar em território da marinha. “Estou muito feliz em estar aqui jogando no Rio onde ficam os marinheiros.” Ao final dos Jogos, Vitor foi presenteado por um militar com um boné camuflado.
Os resultados dos Jogos não poderiam ter sido melhores: todos os estados participantes tiveram atletas sorteados para representar o Brasil na Coréia. O time de hóquei do Rio de Janeiro vai para o mundial com dois atletas parceiros da Bahia, estado que ficou em segundo lugar. O Paraná conquistou a terceira posição. Nesta modalidade, a Special Olympics Brasil teve cotas aprovadas pelo comitê organizador dos Jogos Mundiais apenas para o hóquei unificado: jogam atletas regulares e os chamados parceiros – jogadores sem deficiência.
Para Railan Dantas (15), atleta parceiro do time da Bahia, o esporte unificado é uma troca de aprendizado: “nós somos um time de parceiros, um aprende com o outro”. Enquanto para o baiano Gilmar Conceição (25), atleta regular de hóquei, “o esporte é muito bom para fazer novas amizades”. Além do hóquei, Gilmar pratica futebol e basquete e estava na seleção da SOB durante a Copa América de Futebol – Assunção 2011.
Na patinação, o Brasil será representado pelos atletas Michael e Telma de São Paulo, Felipe Augusto do Paraná e Tatiana Patricia de Minas Gerais. O Michael, de apenas 12 anos, foi a revelação dos Jogos. O snowshoeing foi a única modalidade que não teve competição e sim treinamento, pois apenas o estado de São Paulo possui atletas nesta modalidade. Deste modo, dois “corredores sobre a neve” que vão para o mundial são os paulistas Marily Pistillii (34) e Wesley Santana (26). Os treinos do snowshoeing aconteceram sobre as areias da praia de Botafogo.
O evento teve o apoio da AUDIBEL APARELHOS AUDITIVOS, parceira da SOB há alguns anos, através do programa Atletas Saudáveis.

Em breve, todas as fotos na nossa página no facebook

fonte: http://www.specialolympics.org.br/

EBC promove debate sobre acessibilidade na web em português e LIBRAS

#AcessaWeb
A EBC realiza nesta quinta-feira (23) bate-papo inédito sobre acessibilidade na internet, com tradução simultânea para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). O debate será transmitido ao vivo via hangout, ferramenta de voz e vídeo da rede social Google+, a partir de 16 horas.
Para conversar sobre a inclusão de pessoas com deficiência no universo digital, participam do debate Ana Regina Campelo, uma das presidentes da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, e Marco Antônio Queiroz, autor do site Bengala Legal e membro da equipe que desenvolveu o Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-mag).
Ao lado de Ana Regina, que é surda, e de Marco Antônio Queiroz, que é cego, vão estar os intérpretes de LIBRAS da equipe do Jornal Visual, Claudia Jacob e Johnatas Narciso, todos no Rio de Janeiro. A mediação será feita de Brasília, pela jornalista Carla Maia, da TV Brasil e pela intérprete Mariza Castro, da EBC Serviços.
Internautas podem enviar suas perguntas pelas redes sociais Twitter, Facebook ou Google+, com a tag #AcessaWeb ou mesmo transmitir o bate-papo por qualquer blog ou página da internet. O código embed será informado antes do início da transmissão. Acompanhe tudo pelo Portal EBC

fonte: http://www.ebc.com.br

Começa Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla



A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla começou nessa terça-feira (21) e vai até o dia 28 de agosto. Para comemorar a data todas as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) do Brasil apresentam mostras de seus trabalhos realizados pelos alunos. O tema desse ano é “Em busca da igualdade. Estamos aqui!”.

Em homenagem à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla , vai aqui um lindo texto do Mário Quintana


DEFICIÊNCIAS
Deficiente é aquele que não consegue modificar a vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
Louco é quem não procura ser feliz com o que possui
Cego é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
Surdo é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quere garantir seus tostões no fim do mês.
Mudo é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia
Paralitico é quem não consegue andar na direção daquelas que precisam de sua ajuda.
Diabético é quem não consegue ser doce
Anão é que não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:
Miseráveis são todos que não conseguem falar com Deus.
Mário Quintana

terça-feira, 21 de agosto de 2012





No ultimo final de semana (17, 18, 19), O Campos para Todos e representantes de outros setores da SMFAS, participaram como equipe voluntária de organizadores dos Jogos Nacionais de Inverno da Special Olympics Brasil - Rio 2012
E pelas palavras da nossa querida Lídia Tamy - Coordenadora Nacional de Comunicação e Marketing, os Jogos Nacionais de Inverno da Special Olympics Brasil - Rio 2012 superaram as expectativas e deram ainda mais certeza de que vale muito a pena lutar pelo que se ama, mesmo com todas as adversidades. NENHUM DINHEIRO DO MUNDO PAGA o que se sente ao ver aqueles rostinhos radiantes ao receberem uma medalha.

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Nos dias 17,18 e 19 de Agosto, acontecerão os Jogos Nacionais de Inverno Special Olympics Brasil, classificatórios para os Jogos Mundiais de Inverno Special Olympics – Coréia do Sul 2013.

Aproximadamente 70 atletas dos estados da Bahia,
Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo vão competir nas modalidades de Hóquei sobre o Piso, Patinação de velocidade e Snowshoeing. As competições de hóquei e patinação acontecerão no CEFAN - Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes – Marinha do Brasil, no Rio de Janeiro, onde as delegações estarão hospedadas.

A prova de Snowshoeing será realizada na Praia de Botafogo no sábado às 14h. A abertura oficial dos Jogos será realizada no ginásio do CEFAN às 9h de sábado (18).

A entrada é franca e aberta ao público!
ESPERAMOS POR VOCÊ PARA PRESTIGIAR NOSSOS ATLETAS!

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Pai cria bota especial para filho com paralisia poder jogar futebol

Felipe não pode andar, a família faz de tudo pela felicidade dele. Mas Felipe sente falta de jogar bola com os meninos, um problema que só um pai criativo e apaixonado conseguiu resolver.


O Fantástico mostra uma história linda que o repórter Elton Novais descobriu em Belo Horizonte. É a história de um pai, naquilo que um pai tem de melhor: a busca pela felicidade do filho.

Felipe tem 13 anos. Durante o parto, a falta de oxigênio no cérebro de Felipe provocou uma paralisia motora. Felipe não pode andar, a família faz de tudo pela felicidade dele. Ele vai para a escola, lê, faz contas, entende tudo normalmente. Está na sétima série, a mesma de qualquer criança na idade dele. Gosta de ver os colegas na Educação Física e se diverte quando aparece um Bola Murcha.

Mas Felipe sente falta de jogar bola com os meninos, um problema sem solução. Ou melhor, um problema que só um pai criativo e apaixonado pelo filho poderia resolver. Alexandro mandou fazer uma bota especial. Pai e filho, agora, são um jogador só.

Na estreia da dupla, eles já marcaram o primeiro gol. Pai e filho também fizeram o segundo gol e a dupla fez o terceiro gol. Quem faz três gols quer pedir música.

“Fala para o Schmidt, ‘eu quero tchu, eu quero tcha. Eu quero tchu, tcha, tcha, Tcha”, incentiva Alexando, pai do menino.

Vários jogadores, profissionais, fizeram três gols durante a semana, ou até mesmo no sábado, e não puderam pedir música no fantástico. Porque é só no domingo que vale. Temos o regulamento muito sério, muito rígido, e não podemos deixar de cumprir.

“Oh Tadeu, deixa o Felipe pedir música”, pediram, em coro, os colegas do Felipe.

Olhando mais uma vez, cuidadosamente, o regulamento. Encontramos o artigo 101, que diz claramente o seguinte, quando o artilheiro é um moleque fera, chamado Felipe, pode pedir quantas músicas quiser.

“É a realização de um sonho de toda uma família, de uma estrutura. É mais que um título mundial, é mais que um prêmio de mega-sena, é amor puro”, conta Alexandre Faleiro, advogado e pai do menino.




fonte: http://fantastico.globo.com/Jornalismo



SOB recruta voluntários para os Jogos Nacionais de Inverno






Nos dias 17,18 e 19 de Agosto, cerca de 80 atletas dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Paraná vão competir nas modalidades de Hóquei sobre o Piso, Patinação de velocidade e Snowshoeing no CEFAN - Centro de Educação Física da Marinha no Rio de Janeiro.

Estão sendo recrutados voluntários para ajudarem na organização dos Jogos.

Interessados, enviar email para lidia.tamy@specialolympics.org.br
 
fonte: http://www.specialolympics.org.br