
Rafaella Justus completa três anos em 1º de julho e desde o seu nascimento é uma minicelebridade. A caçula do publicitário e apresentador Roberto Justus, 56, e da atriz e apresentadora Ticiane Pinheiro, 35, aparece em cerca de 270 mil citações no Google. Ganhou perfil falso no Twitter, com 34.155 seguidores.
Tem seu nome associado indevidamente a uma série de síndromes. Nas colunas e sites de celebridades, a neta da eterna “Garota de Ipanema”, Helô Pinheiro, ganhou o título de “Miss Simpatia”.
Leia abaixo o depoimento de Roberto Justus sobre a filha:
Quando apareceu no Twitter o perfil “A filha de Justus” no ano passado, as pessoas comentavam: “Você viu o que fizeram com a Rafa?”
Fiquei chateado, obviamente, e fui me inteirar sobre o perfil falso. Na descrição do perfil tem a frase “Ticiane Pinheiro diz que sua filha não tem nenhuma síndrome”. Por isso, a pessoa alegou prestar um serviço. Expliquei que Rafa, de fato, não tem nenhuma síndrome, portanto, não seria a forma de levantar tal bandeira.
Roberto Justus defende a filha Rafaella das críticas
Minha filha tinha acabado de fazer dois anos. O perfil surgiu logo depois da festinha de aniversário.
Entrei nesse Twitter e mandei uma mensagem perguntando o porquê. A pessoa me respondeu toda preocupada. “Imagina, é como se fosse uma criança, falo da dedeira dela [mamadeira].” Justificou-se dizendo que se tratava de uma “criança pública”, querida de todos, e só estava dando voz fictícia à Rafa.
Argumentei que era um fórum desnecessário. A pessoa continuou postando. Poderia tentar tirar a página do ar. Pensei bastante e não o fiz, pois só tinham sido postadas brincadeiras bobas. Caducou a piada. Se houvesse uma ofensa grande, tomaria alguma medida.
No Brasil, o Twitter tem uma dimensão muito grande. Tenho 600 mil seguidores e, minha mulher, Ticiane, outros 600 mil. Para cada um que fala uma bobagem sobre a Rafa, tem pelo menos 20, 30 dizendo que é absurdo. As pessoas travam discussões agressivas. Coisa que nem eu nem Ticiane nunca fizemos.
Tive vários Twitters, Orkuts e Facebooks “fakes”, muita gente falando besteira em meu nome. É normal acontecer com celebridades.
ALTERAÇÃO FACIAL
O tempo é o senhor da razão. E no caso ele vem mostrando o quanto Rafa é saudável e feliz.
Minha filha teve uma coisa que se chama estenose crânio-facial. Uma alteração óssea corrigida recentemente com uma cirurgia e com o uso de aparelho ortodôntico.
A cirurgia, graças a Deus, foi um grande sucesso.
O mais importante era resolver o aspecto funcional.
Esse tipo de disfunção pode atrapalhar um pouco a respiração. Era preciso também ajustar a oclusão do maxilar, a mordida.
Essas coisas nos preocupavam. Os médicos dizem que está resolvido.
Em casos bem mais graves, pode haver sequela. Rafa não tinha problema de saúde. É como um desvio de septo no nariz, que se corrige com uma cirurgia simples.
Haveria um problema de saúde se houvesse algum comprometimento motor, cognitivo ou cerebral.
Rafa é uma criança absolutamente normal. Fizemos testes motores e de inteligência. Ela é acima da média.
EXAGEROS
Como se criou todo esse exagero em relação ao tema? De certa forma, o fato de não ter comentado antes pode ter ajudado a criar especulação.
Não havia, lá atrás, base para falar. Tínhamos uma ideia do que poderia ser, mas existia a necessidade de aguardar o desenvolvimento ósseo dela.
As demonstrações de inteligência e socialização precoce, mais o desenvolvimento motor fantástico, deixavam claro a normalidade dela em todos os sentidos.
Se a Rafa tivesse um comprometimento, eu não teria problema em admitir. Me incomodava ler: ah, “eles querem esconder” Esconder o quê? Se as pessoas conversassem cinco minutos com a Rafa, iam ver que ela não tem nenhuma síndrome.
Sou solidário às crianças que têm esse tipo de problema. Sou pai quatro vezes.
Nenhuma realização é maior do que ver os filhos crescerem saudáveis.
Rafa é muito carismática, tanto que a imprensa a apelidou de “a Suri brasileira”, em referência à filha do Tom Cruise. Toda curiosidade saudável é bem-vinda.
Eu entro na vida das pessoas com meu programa de TV. Tenho obrigação de atender o público com carinho, tirar foto, dar autógrafo. Mas certas coisas são de foro íntimo.
UMA GRAÇA
Ao contrário do que muitos imaginam, a alegria gerada pela Rafa é tão grande que não houve esse mundo sombrio que tentaram colocar na nossa vida.
Rafa veio iluminar a vida de todos nós.
Como qualquer pai do mundo, para mim, ela é a criança mais linda do mundo, com aqueles olhos azuis e o cabelo cor de mel.
As feições de uma criança de dois anos mudam radicalmente. Você vê muitos bebês lindos que são adultos feios e vice-versa.
Grandes tops eram feinhas na escola. E, de repente, viraram referência mundial de estética.
Se quiserem achar que minha filha não é tão bonita, podem achar.
ENTENDA O QUE É ESTENOSE CRÂNIO-FACIAL
Em entrevista a jornal, Roberto Justus diz que a filha Rafaella tem esta alteração óssea na cabeça, de origem genética
Em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, publicada neste domingo (22/04), o publicitário e apresentador Roberto Justus afirmou que a sua filha com a modelo Ticiane Pinheiro, Rafaella, 2 anos, tem estenose crânio-facial.
Segundo o neurologista pediátrico Paulo Brenis, professor da Faculdade de Medicina do ABC, este problema consiste em um crescimento diferenciado da cabeça, por causa de alterações ósseas, e não necessariamente está ligado a nenhuma síndrome.
“Em casos em que não há ligação com nenhuma doença, o prejuízo é mais estético, pois não há comprometimento cognitivo (inteligência ou memória, por exemplo).”
“O que acontece é que o remodelamento da calota craniana, por questões genéticas, é diferente. Isso pode acarretar deformidades no crânio. A cabeça cresce ou de forma alongada ou oval”, afirmou Brenis.
As doenças que, em geral, tem como sequela a estenose crânio-facial são a síndrome de Crouzon e a síndrome de Apert, as duas raras e que influenciam no desenvolvimento neurológico e motor dos portadores. Ao jornal, Justus afirmou que “Rafa não tem nenhuma síndrome” e que o caso da menina trata-se apenas de uma “alteração óssea”, “corrigida recentemente com uma cirurgia”.
Mesmo quando isolados de doenças e sem comprometimento cognitivo, alguns casos de estenose crânio-facial, de fato, precisam de cirurgia. Justus disse ao jornal que sua caçula passou por uma operação recentemente e que fez uso de um aparelho ortodôntico. Por causa da malformação na caixa craniana, explicam os médicos, o cérebro pode ficar pressionado. A interferência direta é nos olhos, que costumam ficar mais separados e saltados e podem, com o passar do tempo e nos piores cenários, descolar da face.
A cirurgia precisa ser feita precocemente, pois entre 1 e 2 anos de idade é o período da vida que a cabeça mais cresce. O procedimento consiste em descolar o couro cabeludo para corrigir as alterações na calota craniana, que apresenta mais fissuras.
Além da cirurgia, acompanhada por neurologistas e cirurgiões plásticos, algumas crianças também precisam fazer fisioterapia e fonoaudiologia. Estes dois tratamentos previnem e corrigem as possíveis alterações na fala, na capacidade de engolir e na respiração, que podem surgir em decorrência da estenose crânio-facial.
Fonte:http://saude.ig.com.br/ / Portal UOL