Acessibilidade garantida em todos locais de votação em Campos

Aproximadamente 5,3 mil seções eleitorais do Rio de Janeiro estão aptas a receber eleitores com algum tipo de deficiência nas eleições municipais de outubro. O número representa cerca de 15% das 33.427 seções do estado. Os locais deverão atender aos cerca de 28 mil eleitores que informaram ter algum tipo de deficiência, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ). Segundo o chefe do cartório da 98ª Zona Eleitoral de Campos, Marcelo Bessa Cabral, no município, cada local de votação terá uma seção, chamada seção especial, que facilitará o acesso do cidadão na hora do voto.
“Normalmente estas seções têm menos eleitores do que as demais. Para facilitar o acesso do idoso, ou daqueles que têm alguma deficiência física, colocamos estas seções no térreo em cada local de votação. É importante frisar que o cidadão tem de vir aqui [cartório] e informar sobre suas limitações, porque só assim poderemos agir a seu favor”, informou o chefe do cartório.
Ainda de acordo com Marcelo, as modificações de seções eleitorais foram encerradas em maio, mas, as pessoas que possuírem qualquer tipo de deficiência têm de vir até a sede da Justiça Eleitoral, na Avenida Alberto Torres, para terem suas seções transferidas.
“Acontece que as pessoas ignoram que tem de vir até aqui e informar que possuem dificuldades. Se não nos procuram, fica difícil oferecer toda comodidade necessária. A cada ano procuramos modificar os locais de votação, justamente para que o cidadão se sinta a vontade na hora de votar. Mas, o indivíduo precisa nos informar, para que, na hora que for votar, não tenha problema quando for requerer um atendimento melhor, acessível”, alertou.
Segundo o TRE-RJ, somente na última semana de cadastramento, 1.225 pessoas solicitaram troca de seção para locais de fácil acesso. Entretanto, os números podem ser maiores, pois os cartórios têm autonomia para transferir eleitores para seções especiais, ao constatarem qualquer dificuldade de locomoção, sem obrigação de notificar a mudança ao TRE.
Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com o auxílio de uma pessoa de sua confiança para votar. Para o deficiente visual, a urna eletrônica tem o teclado com o sistema braille.
“Nessas eleições teremos dificuldades no Senai, pois teremos que subir todas as seções. Mas, mesmo assim daremos um jeito, para que, as pessoas que possuem alguma dificuldade, possam votar tranquilamente”, finalizou Marcelo Bessa.
Fonte: Portal Ururau
Nenhum comentário:
Postar um comentário