quarta-feira, 28 de março de 2012



DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO – 2 DE ABRIL.

por Lídia Tamy – Coordenadora de Comunicação e Marketing da Special Olympics Brasil*

O Dia 2 de Abril é mundialmente conhecido como o Dia de Conscientização do
Autismo. Neste dia chamado de “DIA A”, os maiores pontos turísticos do mundo são
iluminados de azul: a cor da síndrome.
Sabedora disso e da responsabilidade que tem na inclusão de pessoas com
deficiência intelectual na sociedade, a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes (interior do Estado do Rio de Janeiro), representada pela Secretaria da Família e Assistência Social, em parceria com a Special Olympics Brasil, vai promover uma tarde de conscientização e recreação em uma das principais praças da cidade, o Jardim São Benedito.
O medalhista olímpico e embaixador da Special Olympics Brasil, Robson
Caetano, estará na cidade especialmente para o movimento. “O esporte é o que há de mais inclusivo neste mundo. Através dele, muitos atletas autistas da Special Olympics mostram o seu potencial e são valorizados pelas suas habilidades e não pelas suas limitações.”, afirma Robson Caetano.
Estima‐se a participação de aproximadamente 250 pessoas da sociedade em
geral, além de crianças e adultos com a síndrome. A Prefeita Sra. Rosinha Garotinho e a Secretária de Família e Assistência Social, Sra. Izaura Colodete, confirmaram presença.
Durante a programação, serão ouvidos depoimentos de mães de autistas e uma
breve explicação sobre a importância da inclusão, dada pelo Coordenador do Projeto “Campos para Todos”, Sr. Reginaldo Ferreira. Além disso, um médico especialista dará algumas orientações sobre o autismo, suas características e cuidados.
A Special Olympics, uma Fundação de esportes para pessoas com deficiência
intelectual, vem desenvolvendo sólida parceria com a Prefeitura de Campos através do programa “ProJovem Adolescente”, a fim de promover o esporte para pessoas
autistas, pessoas com síndrome de Down, síndrome de Asperger, entre outras. O Dia 2 de Abril será o marco do início desta parceria.
“Campos é uma das poucas cidades brasileiras que tem um programa específico
para a inclusão social de pessoas com deficiência. O ‘Campos para todos’ é a prova de que ela não deve mais ser mais conhecida apenas como a ‘maior província petrolífera do Brasil’. Queremos que Campos também passe a ser vista como a cidade da inclusão.
E A Special Olympics dará todo o apoio necessário para que isso se torne uma
realidade.”, garante Lídia Tamy, coordenadora de Comunicação e Marketing da Special Olympics Brasil (e campista!)
E para o dia ficar ainda mais AZUL, os maiores pontos de Campos serão
iluminados de com a cor do autismo, inclusive a entrada principal da cidade.

*Sobre a Special Olympics
A Special Olympics é uma organização mundial sem fins lucrativos dedicada a melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual através do treinamento e competição esportiva durante o ano todo. Hoje a Special Olympics é o único programa mundial de treinamento e competições esportivas para crianças e adultos com este tipo de deficiência. A SO está em 200 países, com aproximadamente 3.5 milhões de atletas e 800.000 treinadores e voluntários. Depois do movimento da Cruz Vermelha, a Special Olympics é a Organização que mais tem voluntários no mundo. No Brasil, o programa (SOB‐ Special Olympics Brasil) possui 53.000 atletas cadastrados sendo, 14.000 em treinamento e 5.000 competindo, 10.000 voluntários, 3.000 famílias, 2.000 treinadores e 10 esportes
olímpicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário