terça-feira, 24 de janeiro de 2012




Ter uma deficiência é, certamente, um drama pessoal, mas isso não significa que essas pessoas são incapazes. Em geral, deficientes costumam ter a maior parte de suas habilidades, mentais ou físicas, absolutamente normais. São capazes, portanto, de desempenhar atividades no mesmo nível de uma pessoa sem deficiência, sem nenhum prejuízo. É só não querer que eles desempenhem uma atividade que vá diretamente de encontro à sua deficiência.

No entanto, pessoas com deficiência podem ter problemas para entrar no mercado de trabalho, pois muitas vezes os recrutadores podem ter a impressão de que elas são menos capazes. Para melhorar a aceitação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, foi criada a Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991. O artigo 93 da lei exige que certo percentual do número de vagas de qualquer empresa seja preenchido por deficientes.

Os números mostram que o mercado de trabalho para deficientes está em expansão. Mas será que existe mesmo mercado para todos os portadores de deficiência? É algo difícil de responder. A justificativa de que falta qualificação costuma ser dada para o mercado em geral. Mas sabemos que a demanda existe e, portanto, vale aqui a mesma regra para todos, deficientes ou não: é necessário buscar, se aperfeiçoar e se especializar. No fim das contas, é isso que vai tornar mais fácil e mais rentável o trabalho.

O Nosso Centro de Proteção Social para Pessoas com Deficiência – Campos para Todos – Cuidando para que essa desigualdade diminua, oferece aos usuários portadores de necessidades especiais encaminhamento para o mercado de trabalho, um acordo junto com a SMTR - Secretaria Municipal de Trabalho e Renda que oferece várias vagas para Portadores de Necessidades Especiais (PNE)

O Serviço de Proteção Social para Pessoas com Deficiência está localizado na Praça da República, atrás da nova Rodoviária Roberto Silveira, no Centro da cidade, e realiza atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira as vagas em: http://www.smtr.campos.rj.gov.br./

Nenhum comentário:

Postar um comentário